Plataforma digital revoluciona atendimento ao cidadão com alta eficiência e satisfação
Em apenas 11 meses de operação, o “Zap”, a solução de atendimento digital da Prefeitura de Anápolis, alcançou um marco impressionante de mais de um milhão de atendimentos. A plataforma, que oferece mais de 400 serviços, já atendeu 147 mil cidadãos e atingiu uma taxa de satisfação de 92%, consolidando-se como uma referência em inovação e eficiência.
O Zap permite a abertura automatizada de solicitações de serviços e agendamentos por meio de um contato inteligente. Utilizando inteligência artificial e indicadores para decisões baseadas em dados, o tempo médio para concluir uma solicitação é de apenas dois minutos, com emissão imediata do número de protocolo. Entre os serviços disponíveis estão agendamento de consultas e exames, abertura de empresas, solicitação de serviços urbanos, tributos, entre outros.
A implantação do Zap resultou em benefícios significativos para a gestão pública de Anápolis, proporcionando uma economia de R$ 1,2 milhão em salários e R$ 144 mil em aluguéis. Além disso, a plataforma centralizou a entrada de serviços, possibilitando um atendimento digital contínuo, 24 horas por dia.
Os serviços mais solicitados incluem 307.509 consultas (36,8%), 276.456 exames (27,4%) e 95.722 atendimentos pelo número 156 (27,4%). Entre as solicitações de zeladoria, destacam-se troca de lâmpadas (7.041), vistorias de dengue (2.281) e tapa-buracos (2.278). Os bairros com mais solicitações foram Centro (1.103), Jundiaí (742) e Vila Jaiara (634).
Reconhecimento em Inovação
A Prefeitura de Anápolis foi recentemente reconhecida no evento CSC GovTech, realizado no Museu Nacional da República, em Brasília, no qual o “Zap 24h” foi um dos destaques. O evento reuniu representantes do setor público e privado para promover melhorias na gestão pública digital.
A secretária de Integração, Eerizania Freitas, destacou o sucesso da plataforma: “O Zap 24h é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar a relação com o cidadão. Nosso compromisso é continuar oferecendo um atendimento cada vez mais eficiente e acessível”.
Inovações em Destaque no Exterior
O prefeito Roberto Naves, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves e da assessora de inovação Flávia Cavalcante, participou da 12ª missão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em Barcelona, Espanha. Durante o evento, Naves apresentou o “Zap 24h” e discutiu inovações em gestão pública com prefeitos de várias cidades brasileiras e europeias, recebendo elogios pelo sistema implementado em Anápolis.
“Com resultados tão expressivos em tão pouco tempo, o Zap se consolidou como uma ferramenta essencial para modernizar e tornar mais eficiente o atendimento ao cidadão, refletindo nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos”, salientou o Prefeito.