Close

Projetos que criam Vale-Transporte Social e evitam aumento da passagem são enviados ao Legislativo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prefeitura de Anápolis adotou conjunto de medidas que beneficiarão os usuários do transporte coletivo em Anápolis


Nesta quarta-feira, (13/03), o prefeito Roberto Naves entregou ao presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula, e demais vereadores, três Projetos de Lei que beneficiam os usuários do transporte coletivo em Anápolis. Eles vão garantir que a passagem não tenha aumento e ainda criam o Vale-Transporte Social, que vai permitir viagens gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados e mulheres vulneráveis ou vítimas de violência.

O Projeto de Lei que cria o Vale-Transporte Social distribui até 80 passagens por núcleo familiar por mês. O benefício é concedido por até seis meses e, depois, o usuário poderá retornar ao programa após um espaço de três meses. “Todos os três projetos foram pensados para que a população anapolina não sofra com o reajuste da passagem. O nosso intuito é garantir que o cidadão não tenha mais essa conta para pagar”, disse o prefeito. “Nossa função é resolver problemas e cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo aqui”, completou.

A assessora especial, Eerizania Freitas, disse ainda em relação ao impacto na vida da população que “esse benefício tem o objetivo primordial de proporcionar às famílias desempregadas e em vulnerabilidade social a oportunidade de buscar cursos de formação profissional, bem como inserção no mercado de trabalho. Além de considerarmos o Cadastro Único e o Cadastro Geral de Desempregados, priorizaremos as mulheres chefes de família e aquelas em situação de violência nos critérios de seleção”.

Em fevereiro, motoristas do transporte coletivo fizeram uma paralisação reivindicando reajuste salarial. Embora a negociação seja de competência exclusiva da Urban, concessionária do sistema, para acabar com qualquer risco de greve e garantir a manutenção da passagem em R$ 4,95, o prefeito fará um aporte, se autorizado pela Câmara, de R$ 1,3 milhão.

A Prefeitura também isentará a operadora do transporte coletivo do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) até o fim do ano. “Esse conjunto de medidas vai garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Os motoristas terão o reajuste acordado por eles com a Urban e nós evitaremos a greve e vamos manter a passagem no preço que está hoje”, pontuou Roberto Naves.

Sem os três projetos, o aumento da tarifa do transporte coletivo em Anápolis seria inevitável, de acordo com a empresa. O preço da passagem foi reajustado pela última vez em 2022. O prefeito também reforçou que tem dialogado com o governo estadual para buscar a isenção do ICMS sobre o diesel e pneus utilizados pela concessionária e, assim, garantir melhorias ao sistema. Outro pedido do prefeito é que o Estado custeie a integralidade do Passe Livre Estudantil para os beneficiários do município.

PorPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós