A ação é realizada em parceria com a Funev e tem como objetivo levar conhecimento sobre saúde mental a todo o município
Durante o mês de setembro, reconhecido como o mês de prevenção ao autoextermínio, a Prefeitura de Anápolis, em parceria a Fundação Universitária Evangélica (Funev), realizará uma série de palestras de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Essa iniciativa é parte da campanha Setembro Amarelo, e visa promover o diálogo sobre a saúde mental, desmistificar o tabu em torno do suicídio e proporcionar informações relevantes sobre ações de prevenção, incentivando o autocuidado e o cuidado do próximo.
As atividades começam nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, na UBS do bairro Calixtópolis, oferecendo à comunidade a oportunidade de se informar sobre a importância de cuidar da saúde mental. No dia seguinte, 6 de setembro, a ação se deslocará para as UBS do JK e do Maracanãzinho.
A programação continua no dia 10, na UBS Jardim das Oliveiras, seguido pelas UBS Arco Verde e Jardim Esperança no dia 11. Nos dias 12 e 13, as palestras seguirão para a UBS Guanabara e, posteriormente, para o Anexo Itamaraty, Parque Iracema e Vila União. No dia 17, a programação segue para a UBS Sta. Maria de Nazareth.
Nos dias 18 e 19, as atividades serão realizadas nas UBS Dom Manoel, Interlândia, Parque dos Pirineus, Jardim das Américas, Paraíso, Souzania e Vivian Parque, abrangendo uma diversidade de regiões da cidade e atraindo cidadãos de diferentes contextos para a discussão. No dia 20, às UBS Alexandrina, Jardim Suíço e Santa Isabel serão atendidas, buscando sempre atingir a maior quantidade possível de pessoas.
A série de palestras se estenderá com programações nas UBS Adriana Parque, Filostro, Munir Calixto, no dia 24. No dia 25, nas UBS Santos Dumont, Vila Formosa e Vila Norte, seguindo pelas UBS Recanto do Sol e Tropical no dia 26. Por fim, no dia 27, nas UBS Branápolis e Vila Esperança. O encerramento da ação acontece no dia 30 de setembro, na UBS do Jardim Alvorada.
Para informações sobre os horários das respectivas ações, os interessados devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa.
“A campanha do Setembro Amarelo é uma oportunidade de promover a conscientização e o encorajamento a todos os cidadãos para se tornarem vigilantes sobre a saúde mental, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente e sensível às necessidades de cada indivíduo”, salientou
Cronograma
05/10: UBS Calixtópolis
06/10: UBS JK e Maracanãzinho
10/10: UBS Jardim das Oliveiras
11/10: UBS Arco Verde e Jardim Esperança
12/10: UBS Guanabara
13/10: Anexo Itamaraty e Parque Iracema e Vila União
17/10: UBS Sta. Maria de Nazareth
18/10: UBS Dom Manuel, Interlândia, Parque dos Pirineus, Jardim das Américas e Paraíso
19/10: UBS Souzania e Vivian Parque
20/10: UBS Alexandrina, Jardim Suíço e Santa Isabel
24/10: UBS Adriana Parque, Filostro e Munir Calixto
25/10: UBS Santos Dumont, Vila Formosa e Vila Norte
26/10: UBS Recanto do Sol e Tropical
27/10: UBS Branápolis e Vila Esperança
30/10: UBS do Jardim Alvorada