Medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera e aliviar a carga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra de Andrade
Um novo fluxo foi estabelecido para otimizar o atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde, respondendo ao aumento dos casos de dengue que pressiona o sistema. Esta iniciativa, que começou na sexta-feira, (23/02), seguirá pelo tempo que for necessário. Para agilizar o processo, a Prefeitura de Anápolis agora oferece um serviço de orientação e transporte na UPA Alair Mafra de Andrade, destinado a pacientes com sintomas leves ou quadros de menor complexidade.
Essa medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera e aliviar a carga na unidade de pronto atendimento. Todos os cidadãos que procuram a unidade passam por uma triagem médica, que pode recomendar a transferência para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, assegurando um atendimento mais rápido para todos.
“Ficaremos aqui na unidade com uma equipe da Secretaria de Saúde para fornecer todo o suporte necessário. Vamos orientar os pacientes para que, principalmente, seus atendimentos sejam realizados de forma mais ágil e para que assim recebam seu tratamento de forma adequada”, relatou a secretária de Saúde, Elinner Rosa.
Os veículos utilizados para o transporte estão equipadas com um profissional técnico de enfermagem para oferecer suporte aos pacientes até a chegada à uma das unidades básicas. Neste sábado (24) e domingo (25), o serviço estará disponível entre 12h e 0h, fazendo o trajeto da UPA Alair Mafra até a UBS do Leblon, que atua como retaguarda no tratamento de dengue e funciona como um Centro de Hidratação com 30 leitos.
A partir de segunda-feira (26/02), o serviço operará das 7h às 22h. Pacientes com quadro provável de dengue, após avaliação médica, poderão ser encaminhados para uma das seis unidades de referência especializadas no atendimento. São elas: Bairro de Lourdes, Vila União, Vila Norte, Filostro Machado, Parque Iracema e Maracanzinho (perfil pediátrico).
“Com esse transporte, visamos criar um fluxo organizado que alivie a pressão sobre a UPA. Há um hábito comum de buscar atendimento na unidade de pronto atendimento, na expectativa de rapidez, o que acaba sobrecarregando o sistema de saúde. Com isso em mente, implementamos essa estratégia de transferir e realocar pacientes com casos mais leves para a nossa unidade de hidratação, buscando um atendimento mais eficiente”, explica Elinner Rosa.
É importante destacar que, se o quadro clínico do paciente não corresponder a dengue, ele será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em todas as situações, o transporte também assegura o retorno do paciente à UPA Alair Mafra.
Canal de atendimento
O paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar seu agendamento através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde”, em seguida a opção 4 (Dengue-Agendamento de exame). O acesso retornará prontamente com local e horário de realização. Esse canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal: anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3902-2882. Além disso, por esse mesmo caminho, a população pode solicitar informações sobre a dengue e também será criado o Dengue-Denúncia.
porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom