A entidade atua há mais de duas décadas em causas nobres, entre elas, o fortalecimento das famílias.
A ex-primeira-dama, ex-deputada estadual, empresária e radialista Onaide Santillo tomou posse como presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Cruzada pela Dignidade. Idealizada e criada pelo juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi Sterse, a entidade atua há mais de duas décadas em causas nobres, entre elas, o fortalecimento das famílias.
Onaide foi empossada na presidência da ONG, até então exercida pela professora Sonja Maria Lacerda. Limongi continua como presidente de honra da entidade, que empossou também o primeiro vice-presidente Marcelo Henrique dos Santos e o segundo vice-presidente, jornalista Vander Lúcio Barbosa.
A Cruzada pela Dignidade teve origem no município de Orizona, onde Carlos Limongi atuava na época, há 27 anos. Quando veio para Anápolis, ele trouxe o projeto e o ampliou. Hoje, a ONG possui mais de 300 parceiros-voluntário contribuem para mover as forças do bem por uma sociedade melhor.
A principal frente de atuação da Cruzada pela Dignidade é a campanha permanente: “Eu sou do bem, eu sou de Deus”, lançada em 2008. É uma campanha que não tem cunho religioso e que abrange uma série de ações que são desenvolvidas dentro das comissões de trabalho da ONG.
Em entrevista, Onaide Santillo destacou que a Cruzada possui projetos importantes, como as caminhadas realizadas anualmente, chamando atenção para temas sensíveis na sociedade como, por exemplo, foi a mobilização em torno da Paz nas Escolas.
Além disso, citou o trabalho desenvolvido com a juventude, através dos concursos de redação e vídeo, sempre colocando em pauta a prática do bem.
Ainda, destacou que a Cruzada está com um olhar voltado, através da Comissão Mulheres em Ação, para dar apoio às mães atípicas, aquelas que cuidam de pessoas com deficiência ou limitações e que muitas vezes são também arrimo de família.
Onaide destacou que a Cruzada pela Dignidade está aberta para homens e mulheres que queiram participar e se engajar em ações pelo próximo.
O jornalista Vander Lúcio Barbosa destacou que recebeu o convite para integrar a ONG “não como um desafio, mas como um dever de servir à comunidade”.
Segundo ele, em mais de 20 anos de atuação, a Cruzada extrapolou os limites de Anápolis e está presente em outros municípios goianos.
porRep. Portal Contexto – jornalista Claudius Brito