Unidade, uma das mais antigas da rede, sofria com graves problemas estruturais, foi derrubada e reerguida dentro dos padrões do FNDE
O sonho de 51 anos da comunidade da Vila Jaiara está concretizado. Foi entregue nesta segunda-feira (23/12) a nova Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, que foi totalmente reconstruída, atendendo a um anseio de mais de cinco décadas de professores, pais e estudantes.
A escola segue os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com quatro blocos e um pátio coberto, além de refeitório. O projeto também atende todos os requisitos de acessibilidade.
“Tínhamos problemas estruturais severos, como uma cisterna que poderia desabar. Os alunos estavam em uma condição que não é a que queremos. Por isso, determinei a construção de uma nova escola. Toda ela é construída para dar melhores condições para alunos e professores”, disse o prefeito Roberto Naves.
A nova Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira tem 12 novas salas de aula, distribuídas em dois blocos, conjunto de banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) em cada um deles. No bloco administrativo, haverá salas para secretaria, direção, coordenação, para os professores, almoxarifado e banheiros acessíveis.
“Este é um dia de muita festa para nós. Quem ganha com isso são alunos, pais e professores. A gente está muito feliz de receber um prédio novo e moderno. Agradecemos à gestão pelo olhar carinhoso para a nossa comunidade”, afirmou a diretora da escola, Karine Araújo e Silva.
A nova Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira também tem laboratório de informática e biblioteca, além de estacionamento. Ainda há um bloco de serviços, com cozinha, despensa, área de serviço, vestiários masculino e feminino e depósitos de materiais de limpeza.
Foco na educação
No último sábado (21), o prefeito Roberto Naves também entregou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Adriana de Lima Silva e Cruz, no Parque dos Pirineus. Até o fim do ano, serão inauguradas as Escolas Municipais Salvina da Silveira e Souza, no Setor Summerville, e Benjamin Beze Jr., no Jardim Primavera.
Nos oito anos da gestão Roberto Naves, foram construídas ou reconstruídas 36 unidades educacionais, entre escolas e CMEIs. Na educação infantil, o CMEI do Jardim Promissão está em fase final de obras e será inaugurado no primeiro semestre de 2025.
Passam por reconstrução completa o Jandira Bretas, na Vila João Luiz de Oliveira; Air Borges, na Vila Norte; Maura Helena, na Nova Vila; e a reforma e ampliação do Cmei Arnaldo Steckelberg, no Bairro São Lourenço.
Também estão em construção escolas municipais no Setor Industrial Munir Calixto e Vila Fabril. Já foi concluída a reforma e ampliação da Escola Municipal Gomes Santana Ramos, em Souzânia, bem como da Moacyr Romeu Costa, no Paraíso; e Tasso Barros Villela, no JK Nova Capital.
Passam por obras de grande monta as escolas Dinalva Lopes, na Vila Esperança; Rodolf Mikel Ghannam, no Paraíso; Realino José de Oliveira, no Jandaia; e Lions Anhanguera, na Vila Formosa.