A produtora ganhou destaque nacional depois da entrega da primeira sala pública de cinema de Anápolis
A Território Cultural foi oficialmente reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). O título credencia a instituição a acessar editais e linhas de fomento específicas com parcerias entre os poderes municipal, estadual e federal, bem como permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros Pontos e Pontões da Rede Cultura Viva, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.
Desde 2018, a Território Cultural realiza em Anápolis ações culturais ligadas ao cinema, ao teatro e à música. Com projetos formativos, apresentações e festivais diversos, as ações já alcançaram milhares de pessoas de diversas regiões da cidade, contribuindo com a formação cultural de crianças e adolescentes, com o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e oportunizando experiências coletivas de estimado valor e mérito cultural.
Agora, a Território Cultural é uma das três únicas organizações da cidade reconhecidas como Ponto de Cultura em Anápolis. “O título nos anima a construir ainda mais ações em defesa da cultura. Projetar oportunidades para toda essa gente que merece uma cidade ainda mais animada e empenhada culturalmente”, destacou Luiz Fragelli, produtor cultural e diretor da Território Cultural.
Embora Anápolis viva hoje uma grande fruição cultural e seja a terceira maior cidade de Goiás, na área cultural poucas iniciativas são reconhecidas enquanto Ponto de Cultura. Em maio, a cidade teve destaque nacional com a entrega da primeira sala pública de cinema da cidade, a Cine Sibasolly. Uma ação que reforça não apenas o trabalho da Território Cultural, mas de toda uma cadeia produtiva da cultura no município. “A Território Cultural é apenas a terceira a ser credenciada para a Rede Cultura Viva. Um título importante para a promoção da cultura local e territorial e que reafirma a já efervescente produção cultural na cidade”, pontua.
A certificação foi obtida através da plataforma da Rede Cultura Viva, nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014, da Política Nacional de Cultura Viva, e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a política. Luiz Fragelli explica que “o reconhecimento também é uma demonstração da força do setor cultural que há anos produz ações interessantes e contribui com o poder público na garantia do direito constitucional à cultura”.
As ações da Território Cultural em Agosto
Em agosto a Território Cultural segue com a extensa programação de ações voltadas ao cinema que foram iniciadas em janeiro. Todas as ações são gratuita e integram a programação de agendas possíveis graças aos mecanismos de incentivo à cultura, como a lei federal Paulo Gustavo, e o Fundo de Arte e Cultura (FAC) gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), e do Fundo Municipal de Cultura gerenciados pela Prefeitura Municipal de Anápolis.
16 de agosto
19h – Cine Sibasolly | Exibição do filme “Hotel Atlântico” (2009) de Suzana Amaral
Local: Cine Sibasolly
17 de agosto
9h – Oficina de Iluminação para Cinema e Composição com Matheus Amorim – 1º encontro
Local: Cine Prime / Anashopping
22 de agosto
19h – Cine Sibasolly | Exibição do filme “A falta que me faz” (2009) de Marília Rocha
Local: Cine Sibasolly
De 24 a 28 de agosto
Festival de Cinema em Comemoração a Luta das Pessoas com Deficiência
Local: Cine Prime – Anashopping
29 de agosto
19h – Cine Sibasolly | Exibição do filme “Pensão Alimentícia” de Silvana Beline
Local: Cine Sibasolly
30 de agosto
19h – Oficina de Iluminação para Cinema e Composição com Matheus Amorim – 2º encontro
Local: Cine Sibasolly
Saiba mais em: https://www.acacc.com.br/