Unidade é a primeira do tipo no país. O complexo oferece pronto atendimento, consultas, serviços ambulatoriais, acolhimento e suporte a vítimas de violência
A população de Anápolis tem agora mais uma unidade de saúde que vai atender 24 horas de portas abertas. O prefeito Roberto Naves e a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves inauguraram nesta terça-feira (17/12) a UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio, que vai revolucionar o atendimento às mulheres do município num complexo inédito no país.
Além do pronto atendimento, há também realização de consultas, exames e todo o atendimento médico e clínico na Unidade de Saúde da Mulher Dr. Cláudio Abadia de Paiva. A estrutura ainda conta com a Casa da Mulher Fernanda Moreira Alves Constante, que receberá mulheres vítimas de violência doméstica e prestará todo suporte necessário, inclusive jurídico.
Os atendimentos começam de imediato, com equipes médica e de enfermagem completa. A previsão é que passem pela UPA da Mulher Anapolina cerca de 10 mil pacientes por mês. O complexo se junta às UPAs Alair Mafra, na Vila Esperança, e Pediátrica, além do Centro Médico Jaiara, ampliando o número de unidades de portas abertas 24 horas para quatro na cidade, além das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“A saúde sempre foi um gargalo na nossa cidade. Hoje temos uma realidade diferente. É uma alegria muito grande. Não vamos mais ver cenas de superlotação. Fizemos o projeto, a primeira-dama trouxe o recurso, fizemos a obra e colocamos para funcionar”, disse o prefeito.
A UPA da Mulher tem salas verde, amarela e vermelha, sala de medicação, raio-x, repouso, leitos de hidratação e farmácia. O recurso para a construção de todo o complexo parte da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, que colocou a totalidade de suas emendas parlamentares, mais de R$ 11 milhões, para que Anápolis revolucionasse o tratamento às mulheres.
“Sou mulher, mãe e esposa e sei das necessidades que temos. Ter este espaço é muito importante. É a realização de um sonho não só meu, mas de todos nós”, disse a primeira-dama.
O complexo inteiro tem 2,4 mil metros quadrados e substitui a estrutura do antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, que foi fechado depois de a edificação ser considerada inadequada pela Vigilância Sanitária.
No espaço, as instalações elétricas e hidrossanitárias foram totalmente substituídas. Foram feitas novas salas, adaptadas às demandas funcionais de uma UPA. Foi realizada ainda a troca integral da cobertura, com o uso de materiais de alta durabilidade e desempenho térmico. Foram construídas e equipadas duas brinquedotecas para receber os filhos das pacientes.
Estrutura completa
“Teremos na Unidade de Saúde da Mulher consultas ginecológicas clínicas e de alto risco, além de obstetrícia de alto risco, inserção de DIU e todo o planejamento familiar. Dessa forma, oferecemos psicólogo, assistente social e nutricionista para as famílias. A unidade é ambulatorial e trabalha com prevenção, consultas de enfermagem e todo o atendimento necessário às mulheres”, informou o secretário municipal de Saúde, Aladim Nepomuceno.
A Casa da Mulher Anapolina Fernanda Moreira Alves Constante integra a rede de proteção social do município, com salas de triagem, apoio jurídico, atendimento psicossocial, dormitório, copa e miniauditório. “Neste espaço, todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, sobretudo aquelas vítimas de violência, serão acolhidas, junto com seus filhos, recebendo todo o atendimento necessário, até mesmo com suporte jurídico”, explica a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves.
Feito inédito
“Isso demonstra o compromisso dela com o município. É uma obra muito importante, que vai revolucionar o atendimento às mulheres no município, e um sonho da primeira-dama e deputada Vivian Naves”, ressaltou o prefeito Roberto Naves.
Rede de saúde
Toda esta estrutura foi pensada de modo a garantir o atendimento da população anapolina e municípios vizinhos não apenas no presente, mas também nas próximas décadas. “Anápolis fecha 2024 com quatro unidades atendendo de portas abertas, além de dois hospitais prontos e equipados. O Alfredo Abrahão já funciona e realizou dezenas de milhares de cirurgias. Em breve, a população também terá o Georges Hajjar à disposição, que completará nossa rede de saúde”, destacou o prefeito Roberto Naves.
Além das inaugurações, toda a atenção básica passa por reformas. A Prefeitura renova todas as 48 Unidades Básicas de Saúde e muitas delas passaram por uma reconstrução quase completa, como a do Bairro Paraíso e a Osego, no Jundiaí.