Até quarta-feira, (22/05), será realizada capacitação, palestra, sorteio de brindes e homenagem às doadoras de leite
“Doar essas gotinhas de amor, por mais que seja pouco, faz muita diferença na vida de muitos bebês e pode estar salvando vidas”, disse Darlene Fernandes, uma das mamães que recebeu o certificado de doadora de leite humano durante evento realizado nesta segunda-feira, na Santa Casa, em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio.
A programação ainda segue nesta terça-feira, no Ânima Centro Hospitalar, com capacitação da equipe de enfermagem em aleitamento materno, às 9h. Já na quarta-feira, acontece no Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira, palestra sobre desobstrução de vias aéreas em bebês, além de sorteio de brindes e homenagem às doadoras.
“É esse alimento que vai ajudar mãezinhas que não tiveram a produção necessária e bebês que estão em leitos de UTI recebendo algum tipo de tratamento. Essa programação é uma forma de valorizar quem tanto ajuda. Para se ter uma noção, um frasco com 500 ml pode alimentar dez bebês em uma UTI”, disse a coordenadora de rede da Secretaria de Saúde, Bárbara Sousa.
Para se ter uma ideia, o leite humano protege os bebês contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, reduzindo e, 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Também reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Banco de Leite Humano
A escolha das doadoras é feita por triagem. Após a divulgação, nas unidades de saúde e hospitalares, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.
O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com apoio que faz toda diferença.
A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do alimento.
Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800 646 3223, (62) 3902-1722 e (62) 99967-7251 (WhatsApp)
porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom