Close

Com gestão fiscal, Prefeitura garante investimentos históricos em Anápolis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prestação de contas na Câmara de Vereadores evidencia melhoria nos índices e selo de bom pagador para o município


Os investimentos em obras de infraestrutura, educação e saúde, em andamento e já entregues em todas as regiões de Anápolis, são resultado de uma gestão fiscal que garantiu o selo de bom pagador e capacidade de pagamento ao município. Os índices que permitem à Prefeitura buscar recursos foram apresentados na manhã desta terça-feira (28/05), em prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal.

A Receita Corrente Líquida (RCL) acumulada, por exemplo, dobrou entre 2017 e 2024. No primeiro ano da gestão Roberto Naves, o índice era de 0,88 e, agora, chegou a 1,66. Somente entre o fechamento de 2023 e os primeiros quatro meses deste ano, o crescimento foi de 9,83%.

Por outro lado, o custo com pessoal teve seu percentual reduzido de 46,02% para 44,41%, bem abaixo do limite prudencial exigido pela legislação federal, graças ao crescimento da receita. O Indicador de Poupança Corrente, que em 2016 comprometia 99,92% do orçamento municipal, hoje caiu para 86,06%.

Outro dado que ressalta a saúde fiscal da Prefeitura de Anápolis é o Capital Circulante Líquido, que demonstra a sobra financeira do município para pagar dívidas de curto prazo. Este índice, que denota capacidade de cumprir com as despesas, cresceu 6.300% entre 2016 e 2024.

O Indicador Liquidez Imediata (ILI), que mostra quanto o município tem de dinheiro no caixa para cada R$ 1 de dívida de curto prazo, saiu de 0,78 em 2016 para R$ 5,79 no primeiro quadrimestre deste ano. Por tudo isso, Anápolis tem hoje Capag B, selo de bom pagador atestado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O prefeito Roberto Naves reforçou que o trabalho feito pela administração garantiu investimentos em todas as áreas e regiões da cidade. “Quando alguns vêm com as fake news de que Anápolis está endividada, aqui fica claro. A dívida são as escolas, os CMEIs, os hospitais, o asfalto? Quando você investe, aumenta a arrecadação. É muito fácil julgar quando o investimento é para os que mais precisam”, disse.

Roberto lembrou ainda que o Anápolis Investe, programa viabilizado pela capacidade de pagamento e de crédito do município, resolve problemas históricos da cidade. “Tínhamos aquele esqueleto onde agora será o novo Centro Administrativo, a ampliação do Jonas Duarte e o Centro de Iniciação Esportiva — já inaugurado — parados. Agora vão orgulhar e servir à nossa população”, disse.

O Anápolis Investe trouxe à cidade diversas obras, muitas já entregues, nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e outras. Entre os principais investimentos estão a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mulher Anapolina, o novo Hospital Municipal Georges Hajjar, no Leblon, o Viaduto do Recanto do Sol, a Ponte Estaiada Edenval Caiado, três anéis viários e diversas escolas e CMEIs.

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós