Close

Cia Boca do Lixo comemora 17 anos com novo espetáculo “Nas alturas: inventando moda”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Especial conta a trajetória do grupo através das culturas populares e engenhocas de palhaçaria


A CIA Boca do Lixo de Circo, Teatro e Música celebra seus 17 anos de história com novo espetáculo gratuito em Anápolis, nos dias 01, 02 e 03 de outubro, trazendo à cena um resgate vibrante das culturas populares brasileiras. Sob a direção de dois renomados profissionais, com mais de 40 anos de experiência, a companhia promete encantar o público com uma mescla de vivências e experiências que trazem a essência da palhaçaria.
O espetáculo, que foi contemplado pela Lei de incentivo Paulo Gustavo, será apresentado em três locais diferentes – APAE, Parque Ipiranga e Associação Pestalozzi de Anápolis – e apresenta ao público o lúdico e emotivo resgate dos brinquedos tradicionais e engenhocas utilizadas pelos palhaços.
Com Direção Cênica de João Carlos Artigos – que fez parte do grupo Teatro de Anônimo e um dos Criadores da Rede Muda Outras Economias – e Direção Musical é Cenografia de Márcio Vieira – integrante da companhia de Teatro Udi Grudi – a magia das interações lúdicas e do humor genuíno da família CIA Boca do Lixo é explorada de modo surpreendente.
Amanda Ricoldi, Zeck Mutamba e Benjamin são palhaça Siriema, palhaço Mutamba e palhaço Marelo, uma família circense que durante todos esses anos dedica e divide seus momentos com o circo. “Ao longo desses 17 anos, buscamos preservar e compartilhar a riqueza das manifestações culturais brasileiras. Este espetáculo é uma celebração da nossa história e uma homenagem às raízes do nosso povo”, comenta Amanda Ricoldi.
“A CIA Boca do Lixo convida todos a se unirem a esta festividade, que não apenas reitera a importância da cultura popular, mas também reafirma o compromisso da companhia em continuar a explorar e divulgar as tradições que conectam as pessoas”, reforça Zeck Mutamba.
A classificação do espetáculo é livre, e não precisa retirar os ingressos. Quer saber mais? Acompanhe o projeto através da rede sociais @ciabocadolixo .
LEGADO
Fundada em 2007 por um movimento social de jovens comprometidos com a Arte Educação, a CIA Boca do Lixo de Circo, Teatro e Música nasceu com a missão de aproximar o indivíduo da cultura tradicional brasileira, utilizando a arte como ferramenta de transformação social. Desde seu início, a companhia buscou fortalecer a conscientização sobre questões socioambientais, utilizando a palhaçaria e outras expressões artísticas para envolver e educar o público.
Ao longo de seus 17 anos de trajetória, a CIA Boca do Lixo se consolidou como um importante agente cultural, não apenas em Anápolis, mas em diversos locais do país. Sua capacidade de viajar, levando a essência de suas apresentações e o vibrante legado das culturas populares brasileiras, é um testemunho do impacto que a companhia tem gerado. Através de suas performances, a CIA continua a encantar e inspirar novas gerações, promovendo uma reflexão crítica sobre a sociedade e celebrando a riqueza da cultura nacional.
O legado da CIA Boca do Lixo é visível na formação de um público mais consciente e engajado, além da valorização das tradições culturais do Brasil. Com um compromisso inabalável com a arte e a educação, a companhia não apenas preserva, mas também reinventa a palhaçaria, garantindo que sua mensagem de inclusão e transformação social ressoe por muitos anos.

Sinopse:
O espetáculo Nas Alturas: Inventando Modas conduz o público em uma jornada vibrante e emocionante pelas tradições culturais do Brasil, narrada por três palhaços: Siriema, Mutamba e Marelo. Nas Alturas é fruto de 17 anos de pesquisa sobre a cultura popular e tradicional, a peça explora com destreza e humor a diversidade das manifestações artísticas do nosso país, celebrando os dezessete anos da companhia Boca do Lixo. Entre risos e encantamentos, os palhaços revelam as belezas e os desafios de uma vida dedicada à arte e à tradição, conectando o público com a essência viva da cultura brasileira.
Ficha Técnica:
Direção Cênica: João Carlos Artigos
Direção Música e Cenografia: Márcio Viera
Artistas: Amanda Ricoldi, Benjamin Ricoldi e Zeck Mutamba
Coreografia: Rafael Eduardo Marcelino
Vídeo Maker: Alba Caldas
Fotografia: Marina Marques
Assessoria de Comunicação: Inaê Ribeiro

Serviço:
Parque Ipiranga
Data: 01 de outubro
Horário: 19h
Endereço: Av. Pinheiro Chagas 812, Anápolis, GO
APAE
Data: 02 de outubro
Horário: 14h
Endereço: R. Galileu, esquina com, R. Joaquim P. B. Arantes, 296 – St. Bougainville, Anápolis – GO
Associação Pestalozzi de Anápolis
Data: 03 de outubro
Horário: 14h
Endereço: Rua Frutuoso Maia de Oliveira, Av. L-2, qd.22 – Vila Industrial, Anápolis – GO
Indicação: Livre
Ingressos: Gratuito, livre acesso

porRedação – foto: reprodução

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós