Especialista explica que frente fria ocorrida de sábado para domingo mudou o fluxo de ventos no país e encobriu Goiás. A previsão é que a fumaça irá dissipar completamente até quarta-feira
As cidades goianas amanheceram hoje encobertas por uma nuvem de fumaça. Os moradores de Anápolis ficaram surpresos com esse fenômeno. O gerente de do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que isso aconteceu devido ao avanço de uma frente fria ocorrida de sábado para domingo que mudou o fluxo de ventos no Brasil.
“Com o avanço da frente fria mudou o fluxo dos ventos e isso empurrou e espalhou as fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte do país e também aqui em Goiás”, disse André Amorim.
O meteorologista ainda que os ventos, além de transportar a umidade do ar, está transportando a fumaça das queimadas que têm ocorrido no país, inclusive no Centro-Oeste e em Goiás. Neste sábado, o governo de São Paulo colocou vários municípios em alerta máximo. Três pessoas já morreram nos incêndios em São Paulo. A previsão é que Anápolis fique encoberta pela fumaça por até dois ou três dias, melhorando de forma gradual até a próxima quarta-feira.
O Corpo de Bombeiros informou na manhã deste domingo (25/08), que ontem, sábado, foram combatidos vários focos, o que, provavelmente, associado a alguma mudança nas condições climáticas, pode ter provocado esse névoa de fumaça vista em Goiás.
porRedação – foto: reprodução