Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.
Dicas
1- Coma 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis entre as refeições.
Evite pular refeições.
2-Evite alimentos industrializados, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerante. Todos são muito ricos em açúcar, conservantes, corantes.
3- Coma pelo menos: 3 porções de frutas e 3 porções de legumes diariamente. Esses alimentos são ricos em fibras e vitaminas. Vão ajudar a seu corpo funcionar melhor. Quando pensar que não gosta de nada, se pergunte quando foi que experimentou para saber que não gosta. Experimente as frutas e as saladas e as várias formas de prepara-la vai descobrir que podem ser gostosas.
4 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
5- Consuma pelo menos 1 porção de carne, frango,peixe ou ovo por dia.
6- Evite frituras e alimentos gordurosos.
7- Diminua a quantidade de sal. Não tempere a comida com temperos prontos e industrializados. Eles são ricos em sódio. Prefira temperos naturais, alho, cebola, manjericão, açafrão, alecrim, hortelã… Existem muitas opções saudáveis para substituir.
8- Prefira os alimentos integrais.
9- Procure tomar leite ou derivados todos os dias.
10- Consuma arroz com feijão pelo menos 5x por semana.
por Redação – foto: internet