Segundo levantamento da Anatel, apenas 18% dos municípios têm antenas compatíveis. Com atuação da Prefeitura para regulamentação, Anápolis é uma delas
Anápolis mais uma vez é referência em tecnologia e desenvolvimento entre os municípios goianos e brasileiros. Na última segunda-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o 5G standalone, chamado de 5G puro, está disponível para ser usado pelas operadoras em todo o País. Dados da reguladora mostram que apenas 18% das cidades brasileiras têm a infraestrutura necessária para a nova geração, e Anápolis é uma delas.
Todas as quase 60 antenas instaladas no município pelas diversas operadoras são capazes de transmitir o 5G puro, a partir da liberação da Anatel. O sinal está disponível desde setembro de 2023, inclusive, quando recebeu o prêmio “Cidades Amigas do 5G”. A premiação foi resultado do ranking realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade. Anápolis se consolidou como a cidade com maior ganho de posições na região Centro-Oeste dentre os quesitos analisados.
Conforme o levantamento, até 2023, apenas 399 dos municípios brasileiros, ou seja, 7,16% do total, atualizaram as leis de antenas locais à tecnologia. A Prefeitura de Anápolis elaborou a legislação que autorizou a instalação da estrutura de Suporte da Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, ETR móvel e ETR de pequeno porte nas antenas radiotransmissoras.
O texto foi discutido com especialistas e também empresas do setor de telecomunicações. Embora num mercado menor, o arcabouço jurídico possibilitou maior oferta da rede 5G por parte das operadoras, que foram atraídas pela segurança jurídica.
O vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, à época da implementação da nova tecnologia, representou Anápolis no evento de premiação. Segundo ele, a colocação no ranking, bem como a premiação, foi resultado de uma legislação que favoreceu e facilitou a instalação de uma tecnologia como o 5G, mostrando que Anápolis se tornou, nos últimos anos, uma cidade cada vez mais ‘inteligente’.
O 5G standalone é a versão mais avançada dessa geração de internet móvel – no início da operação no país, operadoras ofereceram versões de transição, que ainda aproveitavam parte da infraestrutura do 4G.