Programa Reurb-S contemplou pessoas que aguardavam há mais de uma década pela garantia do imóvel próprio
A noite da última sexta-feira (4/10) foi de festa para os moradores do Jardim Promissão. A Prefeitura de Anápolis entregou escrituras a 615 famílias do bairro, que esperavam há décadas pela garantia da regularização do imóvel em que residem.
A região foi a segunda a receber a entrega do Programa de Regularização Fundiária Social (Reurb-S), que cadastrou mais de 4,6 mil famílias em diversos bairros de Anápolis. Na semana passada, os moradores do Sítios de Recreio Vale das Laranjeiras foram beneficiados, no entanto, todos aqueles que têm direito serão contemplados.
“Esperamos essa escritura por muito tempo. Sonhávamos com isso, com medo de tirarem nossa casa. Ouvimos muitas promessas, de muitos prefeitos, mas agora, finalmente, podemos dizer que a casa em que a gente mora é, de fato, nossa”, disse o aposentado Adeílson Oliveira.
O programa Reurb-S começou a operar em Anápolis em fevereiro do ano passado e já cadastrou 4.650 unidades imobiliárias em 80 bairros de todas as regiões da cidade. São beneficiadas famílias que vivem em áreas que foram invadidas até o ano de 2016 e cuja renda familiar seja de, no máximo, cinco salários mínimos.
“Me lembro de chegar aqui, no Promissão, em 2016. Não havia asfalto, nem rede de água. A iluminação era precária e faltava escola. Hoje, temos lâmpadas de LED, asfalto, rede de drenagem, um CMEI em construção e uma escola totalmente reconstruída. Mudamos a realidade deste bairro e estamos aqui para mostrar nosso compromisso e entregar a sonhada escritura a vocês”, destacou o prefeito Roberto Naves.
A primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves ressaltou a importância do documento para as famílias. “Sabemos da insegurança que muitos vivem sem ter algum documento que comprove que é dono da terra em que more. Nós trabalhamos muito para executar este programa e é muito gratificante ver esta emoção em cada família aqui presente.”
Os processos de regularização dos imóveis dos moradores já foram enviados pela Prefeitura de Anápolis ao cartório. Ao todo, já são 777 CRFs entregues, que já vale como prova de posse até a chegada do documento definitivo.
Famílias que eventualmente não puderam receber as certidões nesta quinta-feira podem procurar a Procuradoria-Geral do Município, no segundo andar do Centro Administrativo Adhemar Santillo, para retirá-las.