Close

Estreia do Documentário “Arte Marginal” valoriza a cultura goiana através da representatividade

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Projeto foi feito através de incentivos culturais e tem sessões gratuitas em Anápolis e Planaltina


A arte grita por reconhecimento, e isso é apresentado pelo documentário “Arte Marginal”, trabalho goiano que já tem data para ser lançado. Com uma abordagem intimista e cuidadosa, o projeto será exibido pela primeira vez no dia 18 de setembro, às 19h, na Casa Hip Hop, em Anápolis, e contará com mais exibições gratuitas e online.


O documentário Arte Marginal abre diálogo com oito artistas goianos que atuam fora dos grandes centros de arte, lutando pela permanência e valorização de seus próprios espaços. Entre ruas e escolas, esses artistas tornam sua arte acessível, aproximando o fazer artístico das pessoas e plantando sementes em seu próprio território.


Para a diretora do documentário Alba Caldas, que também é produtora na Bicho de 7 cabeças, o que motiva projetos como esse é dar voz e vez para artistas que merecem espaço. “Eu queria fazer uma produção de relevância, algo que o público se identificasse e gostasse. Essa vontade de levar a reflexão sobre o espaço onde nós, artistas marginalizados, ocupamos e queremos ocupar”, defende a diretora.


Pensando ainda sobre essa reflexão e em promover trocas, cada sessão contará com a oportunidade para discussões e interações com a diretora e equipe, oferecendo aos espectadores uma chance de aprofundar sua compreensão do projeto e seu impacto na comunidade.


“Representatividade, acho que é o principal ponto. A emoção está onde a gente se vê, quando a gente está contando histórias tão ricas que falam do nosso lugar, isso mexe com a gente e eu espero que mexa com quem assistir”, finaliza Alba Caldas.


Contemplado por dois importantes incentivos culturais – Fundo Municipal de Cultura de Anápolis 2022 e pelo edital Audiovisual do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023 -, Arte Marginal é um projeto que possui equipe totalmente composta por mulheres goianas. Acompanhe o projeto através do site www.bichode7cabecas.org/artemarginaldoc e pelas redes sociais @bicho_de_7_cabecas .

A diretora
Alba Caldas, natural de Anápolis, é publicitária de formação e pós-graduada em assessoria de comunicação e marketing. Há quatro anos, atua como produtora e diretora audiovisual na Bicho de 7 Cabeças.

No cinema, Alba produziu e dirigiu dois curtas-metragens independentes de ficção. O primeiro, “Becky”, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Anápolis 2022 e foi selecionado para o 1º Festimina – Mostra Goiás na Tela e o Short Shot Fest Moscow 2022. O segundo, “Além do BlackJack”, foi gravado e editado em 24 horas, ganhando o prêmio de Melhor Filme pelo público no GO Film Festival 2022.

Ela também participou como codiretora, câmera e editora em três documentários para o projeto Livepainting 2021.

Atualmente, Alba está envolvida na produção, direção e edição de dois documentários: o longa “Arte Marginal” e o curta “Fios da Memória”, ambos em fase de finalização e exibição. O projeto “Cine Roxy Itinerante”, de autoria da diretora, está em fase de pré-produção e terá suas exibições inaugurais em outubro deste ano. Além disso, Alba está em fase de preparação e pesquisa para o longa documentário “O Som das Ruas”.

Sinopse:
Artistas goianos compartilham suas ricas tradições e cultura, unidos pelo desejo comum de criar um espaço artístico democrático e autossuficiente para sua comunidade.

Ficha Técnica:
Direção, Roteiro e Edição: Alba Caldas
Produção Executiva: Amanda Ricoldi
Direção de Fotografia: Allyne Laís
Captação de Som Direto: Stephany Borges
Designer: Millena Vieira
Assessoria de Comunicação: Inaê Ribeiro
Produção: Bicho de 7 Cabeças Audiovisual


Serviço:
Estreia em Anápolis:
Data: 18 de setembro
Horário: 19h
Local: Casa Hip Hop (R. Floriano Peixoto, 1336 – St. Central, Anápolis – GO)
Exibição 2:
Data: 20 de setembro
Horário: 19h
Local: Cine Sibasolly (Centro Cultural Ulysses Guimarães, Praça Bom Jesus, Anápolis-GO)
Exibição em Planaltina:
Data: 28 de setembro
Local: Espaço Pé Vermelho (Av. 13 de maio, Praça São Sebastião, quadra 57 – lote 6)
Indicação: Livre
Ingressos: Gratuito, livre acesso

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós