Município segue acima da média nacional na avaliação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
A resultado do Índice de Desenvolvimento do Educação Básica (Ideb) de 2023 trouxe uma boa notícia para Anápolis. O município melhorou a avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e se consolidou como a segunda melhor educação de Goiás entre as principais cidades.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pelo indicador, a Rede Municipal de Ensino saltou de 6, em 2021, para 6.2 no ano passado.
O resultado fica acima da média nacional, de 6. Entre as três principais cidades do estado, Anápolis fica atrás apenas de Goiânia, que atingiu nota 6.5. Aparecida de Goiânia teve avaliação 5.6 no Ideb.
“Este resultado mostra que estamos no caminho certo para consolidar Anápolis como referência em educação no país. Temos professores qualificados e mantemos um acompanhamento pedagógico para dar às nossas crianças a oportunidade de se desenvolver desde cedo”, ressaltou a secretária de Educação, Flávia Fernanda.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, Anápolis ficou com nota 5, equivalente à média nacional e novamente à frente de Aparecida de Goiânia, cuja média foi 4.1. A Rede Municipal de Ensino ficou atrás apenas de Goiânia, cm avaliação de 5.4 em 2023.
De acordo com o MEC, os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007, utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador. Entretanto, a pandemia foi um fator imprescindível às interpretações, já que teve grande impacto nas atividades escolares.
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico, o GT Novo Ideb, com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e de novas metas.