Cidade atingirá universalização da cobertura de saneamento já no ano que vem
A Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM) fiscaliza o trabalho de ampliação da rede de esgoto no Bairro de Lourdes, na região leste da cidade. Esta foi a mais recente frente de trabalho inaugurada pela Saneago, empresa responsável pelo fornecimento de água e pelo saneamento.
Há uma equipe da ARM deslocada para o acompanhamento diário de cada fase da implantação da rede, desde o corte nas vias ou calçadas até a finalização, com a reconstrução do passeio público ou serviço de tapa-buracos.
“A ARM também acompanha a limpeza de todas as vias onde são realizados os serviços de ampliação da rede de esgoto e em todos os casos necessários, exigimos a utilização de varrição adequada e o uso de caminhão-pipa até a solução em definitivo”, destacou o presidente da reguladora, Robson Torres.
O serviço de coleta de esgoto passa por uma expansão histórica em Anápolis. Desde a renovação com a Saneago, assinada em 2020 pelo prefeito Roberto Naves, a cidade saltou de 64% para 86% na cobertura de saneamento básico. Já no próximo ano o município deve chegar aos 95%, atingindo o índice de universalização bem antes do prazo estabelecido pelo Marco do Saneamento Básico, que é 2033.
“Os investimentos direcionados a Anápolis, passam pelo diálogo do município com os representantes da empresa, tanto pela administração direta, quanto pela Agência Reguladora, unido ao trabalho da gestão Roberto Naves, garantindo celeridade e a eficiência no serviço e permitindo obras e serviços dinâmicas em prazos mais curtos”, ressaltou Torres.
Recentemente, o Parque Brasília também passou por obras de implantação da rede de esgoto. Além do Bairro de Lourdes, o Parque dos Pirineus também recebe o serviço da Saneago.
A ARM tem acompanhado de perto o prazo de retirada de entulho e terra nos locais de obras. O prazo máximo concedido pela agência à concessionária é de 72 horas, salvo em caso de algum impedimento.
Moradores podem registrar reclamações e denúncias pelo Zap 24 horas, no telefone (62) 3902-2882. “Temos um procedimento padrão de fiscalização não só no Bairro de Lourdes. É uma rotina diária na ARM, já implementada no Parque Brasília, no Ana Carolina, no Guanabara, e em todos os demais bairros beneficiados ou que ainda serão, pela ampliação da rede de esgoto em Anápolis, que até 2025, estará bem próxima da universalização, colocando Anápolis dentre os melhores índices brasileiros”, concluiu Torres.