Estrutura vai sediar o Poder Executivo Municipal e garantir economia de R$ 360 mil por ano com aluguéis
A Prefeitura de Anápolis inaugurou, nesta quarta-feira (7/08), o mais novo cartão-postal da cidade. Trata-se do Centro Administrativo Adhemar Santillo, nova sede do Poder Executivo Municipal, que passa a iluminar a região central do município.
Por anos tida como uma das maiores vergonhas dos anapolinos, a estrutura, que abrigaria a Câmara Municipal, ficou com a obra parada por anos, até ser retomada, em 2022, e concluída em julho deste ano.
“Por praticamente uma década este prédio envergonhou Anápolis. Hoje, depois de muito trabalho para fazer toda a readequação de um projeto que estava condenado, entregamos um dos mais belos cartões-postais do estado de Goiás”, ressaltou o prefeito Roberto Naves.
O Centro Administrativo Adhemar Santillo, situado na Praça 31 de Julho, tem instalações modernas e acessibilidade em todos os espaços. A arquitetura optou por ambientes abertos e amplos, de forma a otimizar o atendimento à população, com maior eficiência na prestação de serviços.
“Sem dúvida nenhuma é um dos mais belos prédios de prefeituras que já vi. Parabéns a Anápolis por este lindo presente que dá à sua população. E parabéns pela administração, que teve respeito com o dinheiro público e deu fim àquela obra parada num dos pontos mais nobres da minha querida cidade”, destacou o governador Ronaldo Caiado, presente na cerimônia de entrega.
A ex-primeira-dama Onaide Santillo agradeceu a homenagem a Adhemar e lembrou do legado da família. “Fico muito feliz com a memória de todos vocês, pela boa lembrança, em relação ao Adhemar. O que posso dizer é muito obrigado a todos e à população de Anápolis por ter acolhido a família Santillo. Que o trabalho seja sempre lembrado não para a glória deles, mas para influenciar outras pessoas. Que todos que contribuíram com Anápolis também sintam-se homenageados”
O espaço vai abrigar, além dos gabinetes do prefeito e vice-prefeito, as secretarias municipais de Economia e de Comunicação e Eventos, além da Controladoria-Geral do Município, Procuradoria-Geral do Município e da Agência Reguladora do Município (ARM).
Um dos chamarizes do prédio é a obra de arte do renomado escultor ceramista Luiz Olinto, que tem mosaicos e murais espalhados pelo mundo e em cidades como Nova York e Miami. Para Anápolis, ele reservou a maior de seu acervo. No painel, de 372 metros quadrados, que fica de frente para a Avenida Goiás, há vários cartões-postais da cidade, como a antiga Estação Ferroviária, o Ginásio Internacional Newton de Faria, a Igreja de Sant’Ana, o Monumento ao Centenário, entre outros. No centro, está o mapa do estado.
A nova sede do Executivo tem estacionamento com 143 vagas, auditório para 243 pessoas, 355 estações de trabalho, salas de reunião e biblioteca digital, além de lanchonete. A ornamentação conta com espelhos d’água e mudas nativas do cerrado.
Economia
O novo Centro Administrativo também trará economia à Prefeitura de Anápolis. As secretariais municipais de Saúde e de Educação, que funcionavam em prédio alugado, migram de imediato para a sede antiga do Executivo, assim como as secretarias Municipal de Integração e de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Destarte, o município deixa de pagar R$ 360 mil por ano com aluguéis.
“Esse é um aspecto importante desta inauguração. Empregamos muito dinheiro para aluguéis destas secretarias e, agora, com esta economia, podemos destinar recursos a áreas prioritárias, no atendimento direto ao cidadão anapolino”, ponderou o prefeito.
Na nova configuração, a Secretaria Municipal de Habitação, que operava na sede da Avenida Presidente Vargas, na Vila Goiás, se muda para o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec), onde já funciona a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização.