Close

Matula Cênica traz a Anápolis espetáculo gratuito “A descoberta das Américas”, com Julio Adrião

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Peça conta história de um homem simples, mas esperto e carismático que consegue escapar da Santa Inquisição ao embarcar em direção ao Novo Mundo


O Grupo Matula Cênica traz a Anápolis no próximo dia 3 de julho o espetáculo “A descoberta das Américas”, com o renomado ator Julio Adrião. O solo tem direção de Alessandra Vanucci e será exibido às 19 horas no Teatro Municipal. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados digitalmente através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/a-descoberta-das-americas–aprumano-a-matula__2500418).

Além da apresentação para o público, também será realizada uma oficina a fim de promover o compartilhamento dos saberes teatrais. Para Julio, o encontro com o Grupo Matula Cênica representa uma grande oportunidade de aprendizagem mútua. “A oficina é um espaço de experimentação a partir da ação a ser narrada, onde mais importante do ‘o que’ se conta, é o ‘como’ cada um explora suas ferramentas para desenvolver a narrativa”, explica o ator.

Reconhecido como um dos principais nomes da dramaturgia contemporânea, Julio Adrião encena o solo narrativo “A descoberta das Américas”, de Dario Fo, há quase 20 anos. Além do papel, que lhe rendeu o Prêmio Shell RJ de melhor ator em 2005, Julio também participou da minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (2007), de Gloria Perez, exibida na Rede Globo. Adrião também atuou em produções de peso do cinema nacional, como “Nise – O coração da loucura” (2015), de Roberto Berliner, “Disparos” (2012), de Juliana Reis, “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” (2010), de José Padilha e “Verônica” (2009), de Maurício Farias.

A descoberta das Américas
A história da peça acompanha a vida de Johan Padan, um homem simples, mas esperto e carismático que consegue escapar de ser executado na fogueira pela Santa Inquisição ao embarcar em direção às Américas. O protagonista embarca em Sevilha, na Espanha, em uma das caravelas de Cristóvão Colombo. Já do outro lado do Oceano Atlântico, Johan sobrevive a um naufrágio, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase acaba devorado pelos canibais. Com o tempo, ele aprende a língua indígena e se torna uma espécie de líder religioso para os nativos em uma batalha de libertação contra os colonizadores.

“O espetáculo A descoberta das Américas está em seu 19° ano de itinerância, e isso só aumenta a nossa responsabilidade, por conta da expectativa gerada. Cada nova função é um novo único espetáculo que é construído”, diz Julio Adrião.

Xandra El Afiouni, gestora e atriz do Matula Cênica, destaca a potência do espetáculo ao falar sobre o encontro com o ator. “Conhecemos o Julio Adrião através de um projeto que os parceiros da Territorio Cultural estavam desenvolvendo e ficamos maravilhadas com a potência da peça ‘A Descoberta das Américas’. Em cena está apenas o ator, sua presença cênica e mudanças de luz… e apenas isso basta para segurar a plateia fissurada em uma peça que tem quase 1 hora de duração”, conta a gestora.

“A pegada de Dario Fo tanto no texto como na estética de representação, intercalando uma narração potente e divertida com uma gestualidade bem intecionalizada em prol da historia a ser narrada… por vezes assumindo o papel de narrador e por vezes entrando na história como personagens. Como nosso grupo também trabalha sobre a perspectiva da narração (espetáculo Sobre Figos e Folhas) vemos na oficina do Julio uma forma de ampliarmos nosso repertório estético e técnico tanto para revisitarmos nos nossos espetáculos quanto para a criação de novos produtos cênicos”, conclui Xandra.

O espetáculo “A descoberta das Américas” é trazido a Anápolis pelo grupo Matula Cênica através do edital de Fomento ao Teatro do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023. A iniciativa tem apoio da Escola de Teatro de Anápolis e Flor de Pequi Produções Artísticas.

Serviço
Espetáculo “A descoberta das Américas”
Data: 03 de julho
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós