Close

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado com programação especial

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Até quarta-feira, (22/05), será realizada capacitação, palestra, sorteio de brindes e homenagem às doadoras de leite


“Doar essas gotinhas de amor, por mais que seja pouco, faz muita diferença na vida de muitos bebês e pode estar salvando vidas”, disse Darlene Fernandes, uma das mamães que recebeu o certificado de doadora de leite humano durante evento realizado nesta segunda-feira, na Santa Casa, em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio.

A programação ainda segue nesta terça-feira, no Ânima Centro Hospitalar, com capacitação da equipe de enfermagem em aleitamento materno, às 9h. Já na quarta-feira, acontece no Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira, palestra sobre desobstrução de vias aéreas em bebês, além de sorteio de brindes e homenagem às doadoras.

“É esse alimento que vai ajudar mãezinhas que não tiveram a produção necessária e bebês que estão em leitos de UTI recebendo algum tipo de tratamento. Essa programação é uma forma de valorizar quem tanto ajuda. Para se ter uma noção, um frasco com 500 ml pode alimentar dez bebês em uma UTI”, disse a coordenadora de rede da Secretaria de Saúde, Bárbara Sousa.

Para se ter uma ideia, o leite humano protege os bebês contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, reduzindo e, 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Também reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Banco de Leite Humano

A escolha das doadoras é feita por triagem. Após a divulgação, nas unidades de saúde e hospitalares, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com apoio que faz toda diferença.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do alimento.

Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800 646 3223, (62) 3902-1722 e (62) 99967-7251 (WhatsApp)

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós