Módulo trabalhado trata da consciência fonológica dos estudantes
Cerca de 350 professores de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental estão participando da formação Aquisição da Língua Escrita: práticas de letramento e alfabetização. Curso é dividido em 10 módulos com temas diversos e tem carga horária de 70 horas.
“Toda a alfabetização, no que diz respeito à linguagem, tem como base o estudo da fonética e da fonologia. E é essencial que os professores tenham propriedade destes conceitos para otimizarem o processo de ensino-aprendizagem e criarem novas estratégias no processo de alfabetização e também no ensino da leitura e escrita”, ressalta Olira Rodrigues, professora da rede municipal e formadora do módulo.
Para Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação, essa formação continuada tem uma contribuição significativa para o trabalho dos professores. “Tudo o que os nossos docentes aprendem nos cursos reflete diretamente no desenvolvimento e na melhoria da qualidade do ensino dos estudantes”, conta.
O módulo de imersão em consciência fonológica permite o aprendizado consciente das relações entre letras e sons, facilitando o processo de alfabetização, enriquecendo as práticas pedagógicas dos educadores e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos estudantes, preparando-os de maneira mais sólida para as habilidades fundamentais de leitura e escrita.
porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom