Quatro unidades atendem das 7h às 22h de segunda a sexta e duas neste mesmo horário, todos os dias
Com a preocupação e o objetivo de garantir um atendimento adequado aos anapolinos, o prefeito Roberto Naves visitou, na manhã desta quarta-feira, (7/02), a unidade de saúde do Parque Iracema, uma das seis definidas como referência no combate à dengue. O local que faz parte das estratégias para agilizar os atendimentos funciona todos os dias da semana, com horário estendido de 7h às 22h.
“A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas a população tem que fazer a sua também. Só existe dengue porque o mosquito se prolifera. O mosquito só se prolifera se tiver água parada. Então, a responsabilidade é nossa de não deixar latas vazias com água parada, de não deixar pneus que podem acumular água, de fazer a revisão das calhas, de olhar as caixas d’água e o telhado”, afirmou o chefe do executivo.
Além de aconselhar a população sobre todos os cuidados para evitar que o mosquito se prolifere, Roberto Naves reforçou a necessidade de manter as pessoas do grupo de risco, (idosos e crianças), bem hidratadas.
“Nós sabemos que quando a dengue pega, uma das principais complicações que nós temos é a desidratação. Nós também vamos colocar para funcionar um centro de retaguarda e de hidratação, lá no Leblon, com mais 30 leitos, para que a gente possa realmente desafogar a UPA e possibilitar um atendimento que a população necessita”, frisou.
Além da UBS do Parque Iracema, o município conta com mais cinco unidades de referência para o atendimento da dengue. Os postos dos bairros de Lourdes, Vila União, Vila Norte e Filostro Machado funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Para as crianças, tem a unidade com perfil pediátrico, localizada no Maracananzinho, com atendimento todos os dias das 7h às 22h.
Mobilização
Os números crescentes de casos demandam uma resposta coordenada de todos os setores da sociedade. Nesse contexto, é imperativo que a comunidade esteja plenamente engajada em práticas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito em suas residências.
No âmbito do manejo ambiental, as equipes de endemias em Anápolis têm empregado bombas costais precisamente para a aplicação de inseticidas, visando eliminar os mosquitos transmissores da dengue. Paralelamente, o carro fumacê intensifica suas atividades nos bairros, com o propósito específico de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Ações
De modo a evitar a superlotação nas unidades de saúde, serão disponibilizadas duas vans para transportar pacientes com quadros leves das UPAs para as unidades básicas de referência. “Dessa forma todos serão atendidos de forma mais ágil. Vamos diminuir o fluxo de pessoas nas portas das UPAs e vamos ter um atendimento de mais qualidade”, ressaltou o chefe do Executivo.
Uma outra ação é que durante um mês, às quintas-feiras, todos os servidores da Prefeitura de Anápolis estarão nos quatro cantos da cidade. Esse dia será voltado para a conscientização da população. “Então vocês podem abrir a porta das suas casas para os servidores da Prefeitura. Ninguém vai lá multar, ninguém vai lá criticar ou punir. O que precisamos é conscientizar cada um a combater o foco do mosquito”, explicou Roberto Naves.
O paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar seu agendamento através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde”, em seguida a opção 4 (Dengue-Agendamento de exame). O acesso retornará prontamente com local e horário de realização. Esse canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal: anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3902-2882. Além disso, por esse mesmo caminho, a população pode solicitar informações sobre a dengue e também será criado o Dengue-Denúncia.
porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom