Criado em 2019, o programa contempla universitários com bolsas de estudos parciais e integrais e já beneficiou mais de 650 estudantes
Os estudantes do programa GraduAção têm até o dia 2 de fevereiro para apresentação dos documentos necessários para a renovação das bolsas universitárias. O edital, publicado no dia 18 de janeiro no Diário Oficial do Município, convoca os estudantes para que apresentem os documentos necessários, tendo como objetivo a manutenção do benefício por mais um semestre letivo.
Dentre os documentos solicitados estão a declaração de que não possui diploma de outra graduação, a declaração que comprove estar matriculado e cursando regularmente o curso correspondente, o histórico escolar fornecido pela instituição de ensino superior com as disciplinas cursadas no semestre anterior, a média obtida em cada disciplina, a média geral do curso no semestre, a carga horária, dentre outras informações detalhadas no edital de convocação.
Para renovação do benefício, o estudante deve se apresentar na Secretaria de Integração com os documentos listados no edital e também os documentos pessoais, comprovando a necessidade de continuidade do benefício. A bolsa é renovada semestralmente, na data estabelecida pela coordenação do programa, que pode solicitar ainda todos os documentos relativos a quaisquer alterações da renda familiar.
Para a gestora da pasta responsável pela coordenação do programa, a secretária de Integração Eerizania Freitas, a gestão municipal investe na formação universitária dos estudantes em vulnerabilidade social, possibilitando novas oportunidades e mudando a realidade de famílias anapolinas. “Por meio do GraduAção, a gestão municipal investe na democratização da educação, tornando-a acessível para quem antes não tinha condições para pagar uma faculdade, e isso transforma a realidade de vida e possibilita um futuro com melhores perspectivas”, comenta.
“O programa GraduAção foi um divisor de águas pra mim, foi o que possibilitou que eu cursasse Medicina em uma faculdade renomada, que é a UniEvangélica, e com isso mudar a vida dos meus pais e da minha família. Fui muito feliz, pois consegui a bolsa integral e agradeço muito à Prefeitura de Anápolis e ao programa GraduAção pelo que fizeram por mim”, celebra Pedro Elias, médico graduado no final de 2023.
Critérios
O programa GraduAção oferta bolsas integrais e parciais. Para ser beneficiário da primeira delas, o estudante precisa ter renda bruta mensal de até três salários mínimos; já para o caso das bolsas parciais, a renda bruta familiar deve ser de até seis salários mínimos. O cálculo considera a renda mensal da família ou grupo de pessoas que vivem na mesma residência do beneficiário e que estejam ligados à sua família, tais como cônjuge, companheiro(a), filho(a), irmão ou irmã, pai ou mãe, dentre outros.
Cronograma
Os estudantes beneficiários têm até o dia 2 de fevereiro para apresentação dos documentos necessários para a renovação da bolsa. Segundo o cronograma divulgado no diário oficial, o resultado preliminar da renovação será publicado no dia 5 de fevereiro de 2024, também no diário. O prazo para interposição de recursos será nos dias 6 e 7 de fevereiro, exclusivamente pelo e-mail graduacao@anapolis.go.gov.br, e a publicação do resultado final será no dia 9 de fevereiro.
Programa
O GraduAção foi lançado em 2019, conforme disposto na Lei n°4.020 de 17 de junho de 2019, e concedeu mais de 650 bolsas universitárias parciais e integrais aos estudantes cuja renda familiar bruta seja de até seis salários mínimos e que já estejam matriculados em cursos da rede privada de ensino superior.
O candidato inscrito no programa passa por um processo de seleção que vai desde a entrega da documentação até a visita de um assistente social. Após aprovado, o estudante deve realizar a renovação da bolsa universitária para garantir a permanência do benefício.
porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom